Devoção no interior

Por Fábio Coêlho 

É dia de festa na roça! Quando se ouve isto, pode ter certeza que todo o povo daquela região está em movimento e mobilizado. A melhor roupa, o melhor calçado e a alegria estampada no rosto de quem vai manter viva a tradição popular, que se consolida a cada dia: a festa na roça. 

WhatsApp Image 2019 09 12 at 15.05.47Família Avelino reunida pra a reza do terço em ação de graças a São Bento | Fotos: Fábio Coêlho

Fé, devoção e cultura regional foi o que vi no município de Itacajá, no almoço de ação de graças pela inauguração da sede da Fazenda São Bento. Lázaro Avelino recebeu a todos com muita alegria e satisfação para realizar o terço em ação de graças a São Bento, pela conquista. Familiares e amigos da região lotaram a área da casa e reunidos fizeram o terço e um momento de orações pela família, que ali recebia a todos com um farto banquete, o que é tradição nas festas do interior tocantinense. 

O que chama a atenção é a união de um povo para realizar uma festa. Várias mãos trabalharam por vários dias para garantir a alegria dos anfitriões e dos convidados para a grande ação de graças. Todos se ocupam com os afazeres. Enquanto as mulheres vão para o fogão à lenha preparar os quitutes, os rapazes se empenham no corte do gado, organização da estrutura e preparação da churrasqueira para o grande churrasco.

WhatsApp Image 2019 09 12 at 15.05.47 1

A cultura tocantinense é repleta de manifestações de um povo rico em sua história, com tradições mantidas vivas há muitos anos, como é o caso das festas nas fazendas em ação de graças pelas bênçãos alcançadas. A devoção toma conta de todos, que entoam os Pai Nossos e Ave Marias seguido de cânticos, geralmente conhecidos, pelo povo da região e que contam a trajetória de fé dos sertanejos tocantinenses.  

A identidade daquele povo, os aspectos que identificam o seu dia a dia estavam ali presentes e são vistos claramente nas referências de pertencimento, aonde se identifica a construção dos processos de comunicação e expressão da gente do interior do Tocantins.  

Manter viva a tradição é valorizar a cultura, a própria cultura, e foi isso que vi na ação de graças da Fazenda São Bento com a família Avelino. Todos unidos em um só objetivo: agradar ao santo de devoção e aos familiares e amigos, que compartilharam daquela linda festa, que além de fortalecer a cultura regional, ajudou a fortalecer os laços de amizade, de família e de consideração.  

Após a emocionante manifestação religiosa era hora de confraternizar. Um farto almoço foi servido, com o que há de melhor na culinária tocantinense. Galinha caipira, feijão tropeiro e uma famosa salada de repolho com tomate, foram algumas das iguarias servidas.

WhatsApp Image 2019 09 12 at 15.05.47 2Também teve uma deliciosa costela assada no fogo de chão

Todos comeram e ganharam força para o forró, que tocou até o fim da noite. A poeira levantou, e quanto mais alta, mais animados, todos e todas ficavam. Carimbó, a pisadinha e muito forró ditaram o ritmo da alegria e todos saíram dali felizes, não só pela grande festa e confraternização, mas pelas bênçãos de São Bento, que com certeza, recebeu os pedidos feitos e abençoou os moradores da Fazenda que recebeu o seu nome e todos que lá foram para confraternizar.