E Taquarussu é o que? É o picadeiro do Tocantins!

Por Thalia Batista

Esse ano, o circo os Kaco comemora 10 anos da sua criação, em 2013 o coletivo se estabelece em Taquarussu, representando assim, um marco na cultura do estado, consolidando a arte circense na vida e história do Tocantins, em especial no distrito de Taquarussu.

festivalcircoFestival de Circo 2018 (Divulgação)

Os Kaco é membro da Rede de Circo do Mundo Brasil vinculada ao Cirque Du Soleil e reconhecido desde 2015 pelo Ministério da Cultura (R.I.P) como Ponto de Cultura, além disso, e não menos importante, Os Kaco promove, desde 2014, o primeiro e maior festival dessa linguagem na região Norte do País: Festival de Circo de Taquarussu, que esse ano completa 6 anos na ativa. A importância da companhia vai além dos espetáculos e eventos promovidos por eles, o maior ganho para a comunidade e o estado tem sido a formação e capacitação dos jovens nessa arte através de cursos, workshops e oficinas de técnicas circenses, teatrais e musicais. Jovens que poderiam não ter acesso à cultura há alguns anos, hoje são parte da cultura que move o Tocantins.

sedecacoSede do Os Kaco, em Taquarussu

Além dos Kaco, outra companhia circense nasceu no terreno fértil de encanto que é Taquarussu: a Trupe-Açu, que traz a competência da palhaçaria feminina com as palhaças Tapioca e Girassol.

trupeaçuCompanhia Trupe=Açu

A cultura circense que já nos invadiu e se firmou no estado alterou a dinâmica do distrito de taquarussu, deu perspectiva à jovens da região, apresenta arte àqueles que muitas vezes nunca tiveram a oportunidade de acompanhar um espetáculo artístico, promovem intercâmbio cultural, além de inserir o Tocantins na rota da cultura circense no país.

Em tempos de criminalização da profissão artista, de sucateamento da cultura no país, a vida circense de taquarussu prova a capacidade de tocar vidas, girar a economia, promover o turismo e cidadania que a arte é capaz de alcançar.  Para quem ainda não teve a oportunidade de encantar-se com a magia circense de taquarussu, deixo minha dica: não perca mais nenhum dia, enquanto prestigiarmos e valorizamos, a arte não morre.

E para quem ainda não sabe, O Festival de Circo de Taquarussu acontece do dia 03 à 07 de julho, com arte e cidadania sim sinhô!

oskaco