Tocantins: primeira semana de quarentena e eventos cancelados em todo estado 

Com a pandemia do novo coronavírus chegando ao estado eventos e atividades turísticas ficam suspensas 

Fábio Coêlho 

Vencemos a primeira semana de quarentena no Tocantins, mas as artes, a cultura e o turismo tiveram que dar uma pausa enquanto a pandemia do novo coronavírus e todos os riscos que ela traz para a sociedade se acalmem, para que então a vida possa retomar o seu curso. 

Eventos, shows, feiras, reuniões, shoppings, projetos foram pausados, sem data para retorno, e agora é preciso uma nova forma de levar as coisas, com o maior número de pessoas em casa. Bom? Não é, mas tem muita coisa que pode ser feita como as 5 coisas para fazer em casa em dias de coronavírus que a equipe Cenário Art separou pra você.

jpgArte e cultura nas casas de eventos, só depois do surto normalizado | Foto: Reprodução - Facebook Agulha / CP

Eventos cancelados 

Prefeituras como a de Palmas e o Governo do Estado cancelaram todos os eventos previstos para essa semana, e as próximas, até que aglomerações voltem a ser seguras para a saúde da sociedade e com isso veja alguns dos eventos sem data para serem realizados: 

Show do Gusttavo Lima e convidados aconteceria na quarta-feira, 18, em Palmas, mas foi adiado, bem como o show de AnaVitória previsto para 04 de abril e os fãs vão ter que esperar uma nova data. Os ingressos adquiridos valem para a nova programação, mas quem não puder ir ao show na nova data as políticas de reebolso ainda vão ser divulgadas. 

A “Itinerários - Mostra de Artes Cênicas de Palmas”, prevista para o próximo dia 28 de março e o Projeto “Cinema é para você, sim!” também vão ter que esperar o novo coronavírus perder força, o que segundo o Ministério da Saúde deve acontecer em agosto e setembro. 

A maioria das igrejas protestantes e católicas, bem como os centros espíritas Kardecistas, Casas de Candomblé, Umbanda e outros segmentos religiosos também estão com as portas fechadas para grandes cultos e atendimentos.  

Quanto ao espetáculo da Paixão de Cristo, tradicional em Palmas, foi suspenso e a Cia Art’Sacra informou que assim que possível uma nova data vai ser agendada. “A gente fica muito triste e lamenta, mas é uma medida necessária em defesa da saúde pública que exige, de fato, uma adaptação do nosso planejamento. Apesar de tudo, temos muita fé de que tudo se resolverá logo e estamos prontos para oferecer um espetáculo de muita emoção a todos os tocantinenses", disse o diretor da Companhia, Valdeir Santana. 

Vale lembrar que todos os parques estaduais como o do Jalapão e Cantão, ficam com as visitações suspensas pelo Estado e também só voltam a ativa após a normalização do surto do novo coronavírus.