5 coisas para fazer em casa em dias de coronavírus

A missão da vez é ficar em casa e evitar aglomerações para reduzir a alta taxa de contaminação 

Thayná Neiva

Com 234 casos confirmados no Brasil até o momento, o Coronavírus já é uma pandemia mundial e as recomendações da OMS são que para além delavar bem as mãos, as pessoas devem evitar aglomerações e contatos sociais. Com isso, muitos órgãos e empresas, assim como escolas e universidade, suspenderam suas atividades para diminuir a propagação do vírus. 

Pensando nisso separamos cinco coisas para fazer em casa em tempos de crise. 

1- Assistir TV 

WhatsApp Image 2020 03 17 at 19.57.44 1

Para os que têm pacotes de TV por assinatura em casa saibam que como parte dos esforços contra o vírus, as empresas Claro/NET, Sky, Vivo TV e Oi TV decidiram liberar diversos canais para assinantes como: Telecine, SportTV, CNN Brasil, Comedy Central, além de dezenas de canais infantis.

Apoiando a iniciativa o grupo Globo também liberou todo seu catálogo pago para os assinantes, incluindo canais jornalísticos, programas do Viva e conteúdo do Multishow. Se você não tem TV por assinatura pode utilizar sete dias de teste grátis no GloboPlay e 30 dias no site do Telecine, Amazon Prime e Netflix. 

2 - Exercícios em casa 

WhatsApp Image 2020 03 17 at 19.47.42Exercícios em casa é uma boa opção para manter a rotina | Fotos: pixabay

O Nike Training Center é uma boa pedida para quem quer manter o treino de casa. O aplicativo totalmente gratuito está disponível tanto para IOS, quanto para Android e possui mais de 100 treinos dos mais variados tipos como: aquecimentos, crossfit, yoga, funcional, etc. Nele você também pode indicar o seu nível como iniciante, intermediário ou avançado, e escolher entre treinos completos de 45 minutos ou de exercícios específicos de 15 minutos. 

Outro aplicativo de uma equipe que também trouxe esforços para conter a propagação foi o Yoga Down Dog, que liberou o uso até o dia primeiro de abril. No aplicativo disponível para IOS e android você encontra nove tipos diferentes de práticas de Yoga e também pode indicar seu nível, escolher a música de fundo, duração e mais. 

A vantagem da Yoga é que além de trazer mais flexibilidade para o corpo, ajuda com a ansiedade já que combina exercício, respiração e meditação, reduzindo os sinais de estresse no corpo e na mente. 

3 - Leitura 

Ler sempre foi uma ótima opção para aqueles mais caseiros e está na hora de tirar da gaveta aquele livro que você comprou e nunca leu, o PDF que o professor mandou e ficou esquecido no e-mail, aqueles favoritos que você adicionou no carrinho na Amazon e nunca comprou. 

Entretanto, se o dinheiro está faltando e você já leu todos os livros da estante uma boa pedida são as fanfics, que são as histórias feitas por fã e publicadas na internet, existem sites que são gratuitos e voltados totalmente para esse tipo de escrita. Vale ressaltar que se engana quem acredita que fanfic são só histórias de artistas famosos, são milhões de histórias com personagens reais, fictícios ou originais. 

WhatsApp Image 2020 03 17 at 19.47.41 1Internet é grande aliada para encontrar bons conteúdos para leitura 

Um dos sites mais famosos no Brasil para esse tipo de conteúdo é o Wattpad, que tem 65 milhões de usuários e mais de 400 milhões de histórias. Você pode fazer as leituras pelo site ou pelo aplicativo, que ainda te possibilita adicionar as histórias na biblioteca e ler elas quando estiverem sem internet. Publicar histórias também é muito fácil, talvez seja a hora de desenterrar o sonho de ser escritor da gaveta. 

4 - Jogos

WhatsApp Image 2020 03 17 at 19.57.45 1

Jogos de tabuleiros como Monopoly, de cartas como UNO e videogames são ótimas opções para divertir e integrar a família em períodos de isolamento, além de entreterem por horas fazendo o tempo passar bem rápido para aqueles que não veem a hora de sair de casa. 

Outra opção são os jogos online como League of Legends (LOL) ou DOTA 2, que são os jogos mais conhecidos no estilo arena de batalha multiplayers. São totalmente gratuitos, com inúmeros personagens e de quebra você ainda pode fazer aquela social online com os amigos. Quebra-cabeças também são bem legais para quem prefere um rolê sozinho.

5 - Cursos Online

Que tal aprender uma coisa nova? O Youtube além de ser uma ótima plataforma para assistir vídeos de diversos assuntos, também tem muitos canais de professores para dar aquela revisada no conteúdo durante o período em casa, estudar para o enem e até mesmo aprender instrumentos. Basta procurar na barra de pesquisa o assunto desejado e pronto, milhares de conteúdos para você estudar, aprender e revisar.

Aqueles que tem um pouquinho para investir a dica é o site da Udemy que tem mais de 100 mil cursos online com certificado. Cursos de design, administração, marketing, gestão de empresas, entre outras opções para encher o currículo, com preços por volta de 30 reais por curso.

Cuidados 

O importante é lembrar de se prevenir e cuidar da saúde, lavar bem as mãos, usar álcool 70% e evitar contato sociais e aglomerações. Aproveitar os dias em quarentena para cuidar de si mesmo, aprender coisas novas, fazer novos planos e se exercitar um pouco.