Cozinha Show e Roda de Prosa fortalecem a culinária tocantinense

Roda de Prosa e Oficina surgiu da necessidade de resgatar os saberes legítimos ancestrais

Da Redação | Informações Secom Palmas

A Roda de Prosa e Oficina coordenada pela especialista em Patrimônio Material e Imaterial Simone Moura reuniu nomes da gastronomia tocantinense foto REGIANE ROCHAPrimeira Roda de Prosa com os chefs Eduardo Zonta do restaurante Quadra Contemporânea, Alexandre Silva do Choupana do Lago, e Tatianne Barros do Bistrô Casa das Flores | Fotos: Regiane Rocha

Os ingredientes que reforçam ainda mais a identidade da culinária tocantinense, neste ano na 13º edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu,  serão o assunto principal na Roda de Prosa e Oficina do Programa Culinária de Identidades. E na Cozinha Show, que antes recebia chefs nacionais, este ano o destaque é para a gastronomia autoral dos chefs tocantinenses. A programação gastronômica começa a partir das 15h com as oficinas para crianças e adultos.

A Roda de Prosa e Oficina, coordenada pela especialista em Patrimônio Material e Imaterial, Simone Moura, reuniu nomes da gastronomia tocantinense no Bistrô Casa das Flores.

Simone contou que o Projeto surgiu da necessidade de resgatar os saberes legítimos ancestrais, incentivando o uso sustentável dos produtos da sociobiodiversidade local. “Esse encontro é um propósito livre de pré-conceitos, que proporciona uma conexão com a memória de quem somos, apresentando-se em forma de Culinária de Identidades – Memórias Afetivas. A isso chamamos transcender, pois a matéria está carregada dessa energia de pensamento que se materializa em Gastronomia, uma obra de arte, uma comida”.

Cozinha Show

Cozinha Show editada

O show de gastronomia começa às 18h com a Oficina Culinária de Identidade Étnica com Simone Moura. Às 19h é a vez da apresentação dos Índios Krahôs e às 20h, as Chefs Malena Mota, Ruth Almeida e Thiago Siintani (Chefs Embaixadores da Gastronomia no Tocantins) comandam as panelas no Cozinha Show.

Confira a programação:

15 às 17hOficina de Panificação com Tinna Duarte, com o Projeto Casa Aberta do Vereador Major Negreiros
Capacidade de pessoas para oficina: 20 pessoas
Local: Casa do Artesão
Endereço: 7ª Avenida Chácara 12 Lote 12, Av. Taquaruçu
Telefone: (63) 99297-2450 

15h às 17h - Oficina gastronômica infantil “Cheiros de Quintal”
Local: Canto das Artes
Endereço: Rua 29 com Rua 30, quadra 89, lote 15, Taquaruçu
Telefone: (63) 3554-1598 - (63) 99237-2057
Capacidade de pessoas para oficina: 20 pessoas

-Abertura conceitual e apresentação: Simone Moura e Betânia Luz

- Convidado: Sushiman Chef Thiago Siintani

- Entretenimento: Palhaça Ester Tapioca da Trupe Açu

-17h: Apresentação musical do Batucando

Nota Conceitual: Ao compreender de onde nosso alimento vem, como e por quem é produzido, crianças e adultos aprendem nesta oficina a combinar prazer e responsabilidade em escolhas diárias e apreciam a importância ambiental, social e cultural da alimentação. Atividade: Nesta aula de culinária, as crianças vão pôr as “mãos na massa”, enquanto esclarecem as suas dúvidas e curiosidades com o  Chef Thiago Siintani , entre brincadeiras e diversão, as crianças vão aprender mais sobre os ingredientes usados na confecção do sushi, desde os diferentes peixes usados, à preparação do arroz com a alga noori, de forma a fazerem os seus próprios rolinhos de sushi, entre outras iguarias.

17 às 18h45: Roda de Prosa e Oficina Culinária de Identidades Étnicas: “A herança dos Ancestrais - Programa Culinária de Identidades”
Local: Circuito Gastronômico

Esta será uma roda de prosa com uma metodologia que se traduz na capacidade de olhar para as culturas ancestrais da nossa formação cultural, despertar, re-descobrir e potencializar os seus valores e saberes através do alimento.  A roda contará com a participação especial de representantes da Etnia Krahô e do indigenista Fernando Schiavini, precursor das feiras de sementes tradicionais e autor da obra “De longe Toda Serra é Azul”, entre outras. Contaremos também com uma historiadora, uma socióloga, uma engenheira de alimentos e uma engenheira agrônoma da UFT, além da Embaixadora do Tocantins pelo Prêmio Nacional Dolmá, a gastrólogas Malena Mota e convidados e de Simone Moura especialista em patrimônio do Programa Culinária de Identidades.

Convidados Especiais da Roda de Prosa:

  • Embaixadores do Tocantins pelo Prêmio Nacional Dolmá: Chef Malena Mota e Chef Thiago Siintani, Expresso Sushi.
  • Fernando Schiavine: é considerado um dos sucessores naturais de humanistas práticos como Darcy Ribeiro e os irmãos Villas Boas. Ingressou na Fundação Nacional do Índio - FUNAI, no início da década de 1970, engajando-se, quase de imediato, na resistência à forma intervencionista e autoritária com que os governos militares tratavam a questão indígena. Contribuiu para a evolução do indigenismo brasileiro, dando voz e aliando-se à luta de personagens históricos, como Mário Juruna, Raoni Mektuktíre, Aleixo Krahô, entre outros.
  • Dra. Claudia Auler: Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e doutorado em Microbiologia Agrícola na Universidade Federal de Lavras (UFLA), este último, com período sanduíche em Guadalajara, México no Centro de Investigación y Asistencia en Tecnología y Diseño del Estado de Jalisco (CIATEJ).
  • Dra.Liza Brasilio: Socióloga pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e doutora em sociologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.
  • Dra. Regina Padovan: Historiadora pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), mestre e doutora em História Social Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP);
  • Dra. Reijane Pinheiro: Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2001)
  • Maria Duringer: Engenheira Agrônoma, Mestra em Desenvolvimento territorial e políticas públicas, com experiência em políticas públicas específicas para povos e comunidades tradicionais, extensão rural, Sociobiodiversidade, Agroecologia, e desenvolvimento rural. Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Ministério da Agricultura.

18h – Oficina Culinária de Identidade Étnica – Simone Moura (Turismóloga e Especialista em Patrimônio Material e Imaterial)

19h – Cozinha Show Apresentação Índios Krahôs - Culinária de Identidades Étnica

Esta aula Show Étnica, o alimento é entendido não como produto, mas como processo de transformação. Teremos representantes do povo indígena Krahô ensinando fazer o Paparuto, uma comida ritualística a base de mandioca e milho. E embaixadores da gastronomia no Tocantins apresentam um prato autoral com a identidade local.

20h – Chefs Malena Mota, Ruth Almeida e Thiago Siintani (Chefs Embaixadores da Gastronomia no TO)