#cenarioporai: ponta-pé inicial é Babaçulândia e seu potencial turístico   

Turismo de aventura é o forte, mas cidade garante boas opções com suas belezas naturais  

Por Fábio Coêlho 

“Sempre procurei enxergar o lado bom, já me machuquei de acreditar numa ilusão. Agradeço a vida regando as flores pelo meu jardim”, e por aí vai a música ‘Meu Jardim’ da galera do ‘3030’.  

Se quiser curtir o som tá aí em seguida, e pode embalar esta breve leitura: 

https://www.youtube.com/watch?v=ivrTrbZE1Ew  

Nas andanças deste jornalista que vos escreve, várias vivências são agregadas e por isso decidimos iniciar uma série de conteúdos, aqui Cenário Art, sobre as cidades em que passamos e representamos o Cenário e a defesa da cultura do nosso País.  

Para iniciarmos esta série de conversas, escolhemos a cidade de Babaçulândia, localizada há cerca de 60 km de Araguaína, a Capital Financeira do Tocantins. Uma estrada boa de dar gosto nos levou, a um grupo de jornalistas e a mim, pelos encantos, muito pouco conhecidos, da região que abrange o município de Babaçulândia. 

WhatsApp Image 2019 12 12 at 17.56.06

Acompanhei a apresentação de uma ação integrada entre Sebrae, Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal, artesãos, empresários e toda comunidade, no sentido de alavancar o turismo local e uma série de atividades foram realizadas no dia 11 de dezembro deste ano para garantir um movimento integrado de capacitação, que vai subsidiar a realização do workshop para toda a comunidade envolvida, que acontece nos dias 17 e 18 de abril de 2020. 

Diversas atividades aconteceram durante o dia, conforme pode ser conferido na matéria: Sebrae, Governo e Prefeitura em prol do potencial turístico, cultural e gastronômico de Babaçulândia. 

Babaçulândia mostrou para todos, que acompanharam as apresentações, que possui um grande potencial turístico e o desejo de formatar produtos para uma atividade, que renda bons frutos para a comunidade local, garantindo um atendimento de referência ao turista de aventura e para a pesca esportiva, os dois principais focos do trabalho. 

BABAULANDI caverna foto alberto rochaCaverna encontrada em Babaçulândia | Foto: Alberto Rocha

Babaçulândia possui uma grande orla, formada com o lago da Usina Hidrelétrica de Estreito e diversas montanhas, que escondem cavernas e cachoeiras, como a Cachoeira do Jenipapo, que fica a pouco mais de 20 quilômetros da cidade, no sentido Babaçulândia para Araguaína.  

cachoeira do jenipapo babaculandia foto marcelo pradoCachoeira do Jenipapo é um dos tesouros de Babaculândia | Foto: Marcelo Prado

Parcerias e capacitação 

Segundo o prefeito da cidade, Aleno Dias, as parcerias começaram a chegar há pouco tempo, mas em tempo hábil para garantir o desenvolvimento do turismo em Babaçulândia. “A proposta é fazer o workshop em abril para, que a empresa contratada pelo Sebrae Tocantins, um dos parceiros do nosso turismo e de quem tem, no turismo, uma importante fonte de renda, possa fazer o trabalho de colheita de informações para iniciar as capacitações”, contou o prefeito ao Portal Cenário Art. 

“O Sebrae vai capacitar e a prefeitura entra com a infraestrutura. Juntos vamos capacitar a comunidade para receber bem o turista e assim dar a alavancada no Turismo que a nossa cidade merece”, acertou Aleno Dias. 

O gerente do Sebrae em Araguaína, Joaquim Quinta, avaliou que o “turismo em Babaçulandia é um dos maiores da região norte” e lembrou que hoje, com toda a demanda que está tendo no que diz respeito ao turismo, com milhares de pessoas passando pela cidade todos os meses, a Prefeitura está acreditando no Sebrae para desenvolver o setor com qualidade.  

“Ano que vem vai ter aula de empreendedorismo em parceria com o Sebrae para os professores, alunos e isso com certeza vai fazer uma diferença enorme. Tenho certeza que o boom de projetos e a junção das forças, inclusive com o Conselho Municipal de Turismo, pois é a comunidade que vai falar, vamos fazer tudo o possível para conseguir fazer as entregas tendo a certeza que Babaçulândia entra em um novo momento de formação ao turismo”, disse Joaquim Quinta. 

Turismo em Pauta 

Em conversa com o Cenário Art o coordenador estadual de Turismo pelo Sebrae Tocantins, Alex Veras, contou que o Sebrae está com uma atuação de norte a sul do Tocantins, no sentido de garantir a potencialização do turismo no estado. “Estamos com uma ação direta no sentido de instruir e preparar os municípios e seus pequenos empresários para sua atuação dentro da atividade turística”, disse. 

Quanto às parcerias, Alex revelou que têm “o objetivo de formatar produtos e articular todas as partes que estão envolvidas, para que se possa dirimir esforços para desenvolver os pequenos negócios e potencializar o turismo”.  

O que tem hoje em Babaçulândia 

Além das cachoeiras, grutas e uma orla, que já tem estrutura para tender o turista, Babaçulândia conta com terminal bancário do Banco do Brasil, casa lotérica, mercados, restaurantes a beira lago, farmácias e uma rede hoteleira consolidada, mesmo contando com poucos estabelecimentos, há o suficiente para atender a demanda com qualidade e preços que cabem no bolso de todos.  

Uma das novidades do turismo na cidade é a implementação do primeiro flutuante do lago na cidade, o Flutuante Côco Beach, capitaneado pelo empresário Cristiano Maciel, que contou ao Cenário Art, estar bastante animado com o empreendimento, que já é febre no lago de Palmas, que já conta com cerca de 30 embarcações.  

“Temos uma paisagem de grandes belezas aqui em Babaçulândia e a oportunidade de aproveitar o dia ou a noite com os amigos ou em família por um preço que varia de mil e quinhentos a dois mil reais para um total de 60 pessoas, é bem agradável para quem visita a nossa cidade”, avaliou o empresário.

E ainda tem a Casa de Artes Babaçu, que abriu as portas e preparamos algumas imagens pra vocês!

https://www.youtube.com/watch?v=AKV-QWmMtbk&feature=youtu.be